Voluntários do Hospital realizam ações

de acolhimento e solidariedade

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 06/02/2020

Voluntários do Hospital realizam ações de acolhimento e solidariedade

Grupo atua há cerca de 10 anos e oferece momentos de alegria e bem-estar aos pacientes internados

Compartilhar e ouvir histórias, aliviar dores com sorrisos, dar atenção e carinho e gerar solidariedade, são os objetivos do grupo de voluntários que atua no Hospital Bertioga desde julho de 2010. São nove voluntários, que agem em diversas ações que beneficiam os pacientes e familiares.

Durante as visitas aos internados, são realizadas as seguintes ações: atendimento às necessidades dos pacientes e acompanhantes; respeito à religião de cada paciente; apoio familiar ou procura da família, quando este desejo for apontado pelo paciente; organização da fila e entrega de senha para o laboratório; cadastramento dos pacientes para fornecimento de roupas e materiais de higiene; organização e higienização dos brinquedos da brinquedoteca; entrega de lembranças e mensagens em datas comemorativas; acompanhamento e orientação aos pacientes; e realização de bazares, com toda renda destinada à aquisição de materiais gerais utilizados nas atividades rotineiras do grupo.

Também são realizadas ações especiais voltadas aos bebês, crianças e gestantes, como: estímulo com atividades, brinquedos e jogos; distribuição de pastas para armazenamento de carteira de vacinação e documentos às mães dos recém-nascidos, facilitando a organização; e participação em encontros de gestantes realizados pela Equipe Multidisciplinar do Hospital.

De acordo com a secretária de Saúde, Simone Papaiz, o grupo acolhe todos os usuários e acompanhantes, visando principalmente oferecer o máximo de conforto durante o período de internação. “Os voluntariados estão sempre dispostos a contribuir de forma consciente e respeitosa, acolhendo a todos, inclusive aos funcionários, a fim de proporcionar mais comodidade, realizando ações que geram bem-estar aos pacientes”, conta.

O trabalho voluntário acontece no mínimo duas horas por semana, de acordo com escala. Os interessados em aderir ao grupo, devem procurar a Coordenação do Voluntariado, no térreo do prédio da Secretaria de Saúde, para entrevista e adesão.

 

Foto: Diego Bachiéga

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo