Nossa História
   

 Colégio Viver Aprendendo

 

A Mantenedora

 

Em 2000, a educadora, Fabiana Correa Lourenço, não encontrando nas instituições educacionais existentes em Bertioga maneiras de atuar de acordo com seus sonhos e ideais, decidiu criar um novo espaço de aprendizado: Núcleo de Educação Infantil Vivendo e Aprendendo.

Em aulas de artes plásticas, permeadas por brincadeiras de quintal, faz-de-conta, dança e outras atividades, os alunos do Núcleo de Educação Infantil Vivendo e Aprendendo encontraram um espaço com referencias e ferramentas para desenvolver diferentes linguagens e criar suas próprias formas de expressão e aprendizagem, o que desafiava o pensamento tradicional e a metodologia das outras instituições.

Sete anos mais tarde, dando continuidade a ideia inicial, e também atendendo aos pedidos das famílias dos alunos, o Núcleo de Educação Infantil Vivendo e Aprendendo alça um novo voo, passando a se chamar Colégio Viver Aprendendo. Com o intuito de oferecer continuidade ao trabalho desenvolvido na Educação Infantil, foi inaugurado o Ensino Fundamental. Nesse processo de crescimento continuo o ambiente de trabalho, compreendido como um educador vem sendo ampliado e modificado, garantindo qualidade e originalidade de forma significativa dentro de processo de aprendizagem de seus alunos. Em 2015 o Colégio passa também  a contar com o segmento Ensino Médio dando continuidade ao atendimento dos nossos alunos do Ensino Fundamental II.

Seguindo os mesmos princípios que norteavam sua proposta pedagógica quando ainda Núcleo de Educação Infantil, o Colégio Viver Aprendendo vem crescendo de forma original e gradativa.

 

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio "Viver Aprendendo" leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Deliberação no. 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

A metodologia de ensino do Colégio "Viver Aprendendo" está baseada na proposta Waldorfiana, ou seja, o objetivo é que a criança seja levada de forma lúdica e atraente a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, das relações e do espaço, desenvolvendo assim, a sua capacidade de observar, descobrir, criar e pensar. As Atividades são programadas a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela instituição.

 

O Colégio Viver Aprendendo tem por princípios:

 

Ø  igualdade dos direitos humanos, abolindo qualquer forma de discriminação;

Ø  solidariedade e cooperação como forma de superar o individualismo;

Ø  liberdade como opção crítica e responsável por suas atitudes.

 

 

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

 

MANTENEDORA

mantenedor@viveraprendendo.com.br

 

DIREÇÃO PEDAGÓGICA

direcao@viveraprendendo.com.br

 

SECRETARIA ACADÊMICA

secretaria@viveraprendendo.com.br

 

FINANCEIRO

financeiro@viveraprendendo.com.br