Histórico

Histórico

 Histórico da organização:
A organização social surgiu a partir da pratica do grupo de voluntários que se organizava através da Paróquia São João Batista, nas pastorais da criança, do menor, da juventude e da família no ano de 2004 e 2005.
Durante esse período de atividades e acompanhamento das famílias, desde crianças recém-nascidas com problemas nutricionais, até famílias desagregadas, identificamos a vulnerabilidade das famílias, tanto no âmbito social, psicossocial, afetivo, econômico, cultural e desportivo, e nos deparamos com a fragilidade das ações que ofertávamos, não era suficiente. Em meados de junho de 2005 começa a amadurecer a ideia de se constituir uma representatividade para lutar e reivindicar ações sociais de participação coletiva e individual dos cidadãos daquelas comunidades.
Em janeiro de 2006 é fundada a Associação Beneficente Nossa Senhora de Fátima de Bertioga com a finalidade de:
•    Representar os moradores de Bertioga e Adjacências frente ao poder público e privado.
•    Pleitear junto aos órgãos competentes e outras soluções das necessidades dos moradores das vilas e adjacências, buscando a solução dos problemas no âmbito urbano e defender as opiniões coletivas;
•    Buscar o desenvolvimento da consciência social através de habito e ações de vida comunitária junto as famílias da região.
•    Desenvolver atividades assistenciais socioeducativas, profissionalizantes junto aos idosos, jovens, adolescentes e criança, priorizando as famílias em situação de dependência socioeconômica. Visando seu pleno desenvolvimento e preparando-os para o exercício da cidadania.
A partir da sua constituição jurídica em 2006, a direção da entidade preocupada com a falta de espaço para pratica de esporte e lazer, firmou parceria com a Escola Estadual e Municipal de 1º Grau Jardim Vista Linda, para realização de oficinas de esporte (futebol) e cultura (dança e teatro) e lazer para adolescentes e jovens de ambos os sexos entre 12 e 24 anos, aos sábados e domingos.
Orientou e organizou as famílias da comunidade a se apropriar do espaço publico da escola de forma consciente, onde adultos e crianças aprenderam a se respeitar, dividir, preservar, cuidar e ocupar o espaço de forma responsável e coletiva.
Observando o ambiente familiar que os adolescentes e jovens participantes das oficinas de futebol, dança e teatro, surgiu a necessidade de outro espaço onde pudessem expressar seus pensamentos e sentimentos.  Surgiu então a locação da sede provisória, para o atendimento sócio educativo com as oficinas de artesanato e grupo de orientação para formação da cidadania de jovens e adolescentes entre 07 a 21 anos.   
Dessa oficina surgiu o Projeto Fortalecendo a Família, onde houve a aproximação das famílias (mães, avós, irmãs, pais, etc.) para discutirem as dificuldades que tinham de relacionamento entre eles e os filhos, entre eles e a comunidade.
A oferta do espaço para o convívio social e coletivo, troca de informações, experiências, conquistas e derrotas norteou os dirigentes da associação a ampliar o projeto em dois módulos: Projeto Fortalecendo a Família e Projeto Gente Pequena para atender os filhos pequenos das participantes que não tinham com quem ficar no horário das oficinas.
Criar esse espaço de participação múltipla possibilitou as mães uma participação ativa sem preocupação, pois seus filhos pequenos encontravam-se naquele mesmo espaço sadio e seguro, sendo inseridos em atividades socioeducativas, lúdicas e de lazer.
A participação das mulheres no projeto,    estimulou  e  despertou o interesse em participar do fórum de direitos da criança e adolescente, da mulher, da assistência social, do orçamento  participativo  da cidade, da participação nas reuniões da Casa dos Conselhos da Cidade de Bertioga para se  apropriarem do  processo participativo na construção das políticas públicas da cidade No final das atividades do ano de 2010,  as avaliações realizadas com as participantes do projeto reafirmaram a realidade e a fragilidade das relações familiares.
Os núcleos familiares    vivem com baixa expectativa de vida, os homens e mulheres, estão desempregados, não possuem experiências e qualificações profissionais, possuem pouca convivência comunitária, baixo nível de escolaridade, sem fonte econômica de renda, tal situação deixa-os vulneráveis as questões sociais, levando-os muitas vezes a situação de “fuga da realidade”, se envolvem com o alcoolismo, a prostituição, as drogas e a marginalidade (roubos, tráficos, etc.).
Diante dessa realidade, a associação por meio dos projetos realizados, criou um espaço de convivência, respeito, solidariedade, dignidade para valorização da equidade das pessoas e do cuidado com a família, com o fortalecimento e a valorização da instituição familiar, com o meio ambiente que os cerca, despertando o senso crítico e participativo como cidadãos que são envolvendo e cuidando de suas famílias e da comunidade buscando resgatar a autoestima, o respeito, a valorização individual,
•    2011/2012/2013 - Ampliou as atividades do projeto Fortalecendo a Família, na realização das oficinas de Iniciação Profissional de Padaria e Confeitaria Comunitária, Cozinha Alternativa e Artesanato e a parceria com o CRAS – Bertioga que passou a encaminhar as famílias dos Programas de Transferência de Renda:  Renda Cidadã, Aprendendo e Ganhando e Bolsa Família, Parceria com o CRAS-Bertioga para o cadastro e acompanhamento social de 779 famílias domiciliadas no Bairro Chácara Vista Linda e Jardim Vista Linda, das quais 50 estão inseridas em nossos projetos. A Entidade recebe o Certificado do CMDCA, CMAS E CEE.
•    2014 – Realizou o convênio com a CMDCA/BERTIOGA para a execução do Projeto Profissão e Arte para iniciação e capacitação profissional para adolescentes. Implantação do Polo de Modas – Fase1 para capacitação em costura industrial para família do Projeto Fortalecendo a Família. Realização da Confraternização de Natal para as crianças e adolescentes e suas famílias com a entrega de sacolas de natal- ano1.
•    2015- Realizou o convenio com o CMDCA/BERTIOGA para execução do Projeto Bem Querer de Arte e Cultura para criança e adolescente. Participou do Edital CONDECA/2015 com o ingresso do projeto” Unidade de Proteção Integral à Criança e Adolescente-“Bem Querer” – Realização do Projeto Polo de Modas, para capacitação em costura industrial para família do Projeto Fortalecendo a Família. Realização da Confraternização de Natal para as crianças e adolescentes e suas famílias com a entrega de sacolas de natal- ano2.
•    2016 – Realizou em parceria com o CMDCA/BERTIOGA para execução do Projeto Sonho Meu Esporte para crianças e adolescentes. Realização do Projeto Polo de Modas para capacitação em costura industrial para família do Projeto Fortalecendo a Família. Realização da Confraternização de Natal para as crianças e adolescentes e suas famílias com a entrega de sacolas de natal Realização da Confraternização de Natal para as crianças e adolescentes e suas famílias com a entrega de sacolas de natal – ano3.
•    2017 – Aconteceu a implantação do projeto aprovado no Edital CONDECA/2015 -  “Centro de Proteção Integral a Criança e Adolescente Bem Querer” para crianças e adolescentes. Realização do Projeto Polo de Modas para capacitação em costura industrial para família do Projeto Fortalecendo a Família. Realização da Confraternização de Natal para as crianças e adolescentes e suas famílias com a entrega de sacolas de natal- ano4.
•    2018 – Realização das atividades no Centro de Convivência Bem Querer para crianças e adolescentes. Realização do Projeto Polo de Modas para capacitação em costura industrial para família do Projeto Fortalecendo a Família. Realização da Confraternização de Natal para as crianças e adolescentes e suas famílias com a entrega de sacolas de natal-ano5. A Entidade recebe o certificado do CEBAS da Assistência Social.
•    2019 - Realização das atividades no Centro de Convivência Bem Querer para crianças e adolescentes. Realização do Projeto Polo de Modas para capacitação em costura industrial para família do Projeto Fortalecendo a Família.