Excepcionamente em 2021

Festa da Tainha início 05/11 a 05/12;

44º FESTA DA TAINHA DO LIONS CLUBE BERTIOGA

A festa será na Praça de eventos ao lado do parque dos Tupiniquins , ao lado do Forte São João . Na praia da enseada de Bertioga e acontecerá de 05 de novembro até 5 de dezembro de 2021.

O convite para degustar o prato típico da região dá direito a uma tainha na brasa, servida espalmada, arroz, farofa, vinagrete e pão . O prato serve bem até 03 pessoas. Às sextas-feiras, o jantar é servido a partir das 19h30. Aos sábados, almoço a partir do meio-dia e jantar a partir das 19h30. Aos domingos, o almoço também começa a partir do meio-dia  


A festa da Tainha acontece anualmente em parceria com a Prefeitura de Bertioga que  está desenvolvendo um plano de recuperação econômica pós-pandemia,  e a renda é revertida para projetos sociais . Como parte deste planejamento, eventos que movimentam o trade turístico e aquecem a economia .  Tradicionalmente realizado em julho, o evento gastronômico, considerado um dos mais importantes da região, acontecerá em Novembro. A decisão foi anunciada pelo prefeito após reunião com a diretoria do Lions Clube, responsável pela organização da festividade que conta com apoio da prefeitura.

A origem da Festa da Tainha em Bertioga foi quando os pescadores da Praia do Indaiá faziam tainhas assadas na brasa, quando a tainha era encontrada em abundância na região. Mais tarde, a festa começou a ser organizada pelo Lions Clube de Bertioga, no Centro da Cidade e hoje faz parte do Calendário de Turismo e é o maior evento gastronômico da região.

 

AS AÇÕES SOCIAIS do Lions Clube Bertioga : entrega de enxovais para recém-nascidos, empréstimo e doação de cadeiras de roda e banho, andadores e muletas, destina recursos a entidades com projetos aprovados e fiscalizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza Ação Global que é uma série de ações de saúde para a população e oferece serviços gratuitamente à população como exames oftalmológicos, dosagem de glicemia/diabetes, aferição de pressão arterial, fornecimento de óculos pelo Lions para as crianças que tiverem indicação médica, encaminhamento para médicos da Rede Municipal, testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, Sífilis e Hepatites), além de palestras educativas sobre prevenção do Câncer Infantil, Diabetes, Nutrição e Combate à Dengue. Além da Ação Global, o Lions Clube Bertioga intensifica os trabalhos na área de Educação, através do “Lions Quest”, com atividades psicossocial com crianças e adolescentes, com foco na integração na sociedade, para que sejam capazes de decidir suas escolhas , é um programa internacional visa formar crianças com habilidades para a vida e prevenção do uso de drogas, implementado em mais de 50 países no mundo. Faz doações de cobertores , roupas, alimentos , kits de higiene e mascaras de proteção  ajudando nossa cidade na Pandemia .  

 

É importante ressaltar que todas as medidas sanitárias e preventivas serão tomadas!