Forte São João

Forte São João É a fortaleza militar mais antiga do Brasil, construída em paliçada em 1532, e em alvenaria em 1547.

Conheça Mais

Prefeitura de Bertioga

Forte São João recebe 90 mil visitantes em 2018

 

Todo bertioguense se orgulha do Forte São João, a fortaleza militar mais antiga do Brasil. O maior cartão postal da Cidade é parada obrigatória para quem visita Bertioga. Em 2018, o monumento recebeu mais de 90 mil visitantes vindos de toda a parte do País e exterior.

 

O Forte é tombado como patrimônio nacional e está na Lista Indicativa de monumentos que concorrem ao título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. No local, respira-se história. Inicialmente chamado de Forte São Tiago, a primeira construção era de paliçada e data de 1532. Já em alvenaria, a construção é de 1547.

 

O forte teve papel importante durante às guerras dos indígenas que viviam entre Bertioga e Ubatuba (Tupiniquins, aliados dos portugueses e os Tupinambás, influenciados historicamente pelos franceses) e foi palco de acontecimentos importantes para a História do Brasil. Em 1563, os jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta se hospedaram por cinco dias, antes de irem para Ubatuba apaziguar os índios revoltados na Confederação dos Tamoios. Foi também de Bertioga que Estácio de Sá e sua esquadra partiram, em 1565, para dar combate aos franceses e fundar a cidade do Rio de Janeiro.

 

PADROEIRO

Passou a ser chamado de Forte de São João a partir de 1765, por conta de uma pequena capela, próxima ao forte, construída em homenagem a São João, hoje padroeiro da Cidade.

 

ARQUITETURA

A estrutura tem formato de polígono retangular com guaritas nas pontas e um terraço, que hoje funciona como mirante para visitantes. No interior, reúne artefatos que remontam a história do Brasil, como canhões, armaduras de guerra, fotos, quadros e esculturas.

 

 

SERVIÇO:

O Forte São João fica localizado no Parque dos Tupiniquins (Avenida Vicente de Carvalho, s/nº, Centro). A entrada é gratuita. A visitação em janeiro acontece de quarta a sexta e domingo, das 9 às 21h; e sábados das 9 às 22h. A entrada é gratuita.

 

CONTATO:

(13) 3317-4128

E-mail: saojoaoforte@gmail.com

 

 

Curta Isso em Forte São João

Aqui você tem acesso a tudo isso!