Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga
Close
Fechar
Veja as câmeras ao vivo de Bertioga
Tudoem Bertioga

Forte São João

Fonte:Prefeitura de Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga
Autor

Tudoem

Prefeitura do Município de Bertioga

Prefeitura do Município de Bertioga (13) 3319-8000

bertioga@tudoembertioga.com.br

www.bertioga.sp.gov.br


Forte São João recebe 90 mil visitantes em 2018

 

Todo bertioguense se orgulha do Forte São João, a fortaleza militar mais antiga do Brasil. O maior cartão postal da Cidade é parada obrigatória para quem visita Bertioga. Em 2018, o monumento recebeu mais de 90 mil visitantes vindos de toda a parte do País e exterior.

 

O Forte é tombado como patrimônio nacional e está na Lista Indicativa de monumentos que concorrem ao título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. No local, respira-se história. Inicialmente chamado de Forte São Tiago, a primeira construção era de paliçada e data de 1532. Já em alvenaria, a construção é de 1547.

 

O forte teve papel importante durante às guerras dos indígenas que viviam entre Bertioga e Ubatuba (Tupiniquins, aliados dos portugueses e os Tupinambás, influenciados historicamente pelos franceses) e foi palco de acontecimentos importantes para a História do Brasil. Em 1563, os jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta se hospedaram por cinco dias, antes de irem para Ubatuba apaziguar os índios revoltados na Confederação dos Tamoios. Foi também de Bertioga que Estácio de Sá e sua esquadra partiram, em 1565, para dar combate aos franceses e fundar a cidade do Rio de Janeiro.

 

PADROEIRO

Passou a ser chamado de Forte de São João a partir de 1765, por conta de uma pequena capela, próxima ao forte, construída em homenagem a São João, hoje padroeiro da Cidade.

 

ARQUITETURA

A estrutura tem formato de polígono retangular com guaritas nas pontas e um terraço, que hoje funciona como mirante para visitantes. No interior, reúne artefatos que remontam a história do Brasil, como canhões, armaduras de guerra, fotos, quadros e esculturas.

 

 

SERVIÇO:

O Forte São João fica localizado no Parque dos Tupiniquins (Avenida Vicente de Carvalho, s/nº, Centro). A entrada é gratuita. A visitação em janeiro acontece de quarta a sexta e domingo, das 9 às 21h; e sábados das 9 às 22h. A entrada é gratuita.

 

CONTATO:

(13) 3317-4128

E-mail: saojoaoforte@gmail.com

 

 

Comentários

Voltar ao Topo