“Título de Legitimação” - Tudo em Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Bertioga

“Título de Legitimação”

Fonte:Prefeitura de Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga

Prefeitura realiza sonho de moradores com entrega de “Título de Legitimação”

Um dos grandes desejos dos bertioguenses é conseguir a posse de seu terreno ou da sua casa, seja ela de que tamanho ou em qual região for, o importante é o registro no cartório, em seu nome. A Prefeitura tornou realidade para muitos moradores esse sonho, por meio da regularização fundiária.

Os primeiros contemplados com o “Título de Legitimação Fundiária” são 154 moradores do Loteamento Itaguaré, no bairro São Lourenço, onde ocorrerá o evento de entrega, no próximo dia 10, às 19 horas. O documento permite o registro em cartório da propriedade em nome da pessoa que o ocupa.

A Administração Municipal vem realizando um trabalho intenso desde 2017, para garantir que esse anseio popular se transforme em realidade para centenas de moradores da Cidade.

O Título de Legitimação (reconhecimento pela Prefeitura de que os moradores são os proprietários dos lotes) foi consequência da Lei Federal 13.465/17, que trouxe novos dispositivos para que os Municípios promovam com celeridade a regularização fundiária em áreas passíveis, tanto para áreas de interesse específico como as de interesse social.

De acordo com o diretor de Habitação, André Santana, houve chamamento por edital para que os moradores do loteamento venham à Secretaria com os documentos necessários para obter o Título de Legitimação. Alguns ainda não realizaram essa etapa. “É importante que todos os donos do loteamento Itaguaré venham. A legalização do imóvel é boa para o proprietário, assim como para a Municipalidade”.

A Secretaria de Habitação e Obras fica localizada no Paço Municipal, à Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro. O telefone para contato é o (13) 3319-8033.

Enfrentamento

O problema da regularização atinge mais de 60% do território urbano do Município. Para enfrentar a questão, a Prefeitura, ano passado, fez uma análise de todas essas áreas e verificou o que precisa ser feito em cada uma delas para promover a regularização fundiária.

Entre as medidas, criou uma Comissão Especial, derivada da Lei que estabeleceu o “Plano de Congelamento de áreas em que existam núcleos de ocupações irregulares em Bertioga”, com papel fundamental para conter o crescimento desordenado. Este é o primeiro passo para iniciar a regularização fundiária. Já a Comissão Especial de Regularização de Parcelamentos Urbanos (que já existe há alguns anos) é a responsável por todas as demais etapas do processo de regularização.

Congelamento e Regularização

Hoje, as comissões estão realizando diversas ações, como a identificação do imóvel através de foto aérea e numeração das edificações; qualificação e cadastro dos ocupantes e diagnóstico socioeconômico. O objetivo é promover a regularização fundiária em todas as áreas consolidadas ou passíveis de consolidação.

Este ano é a vez dos bairros

De acordo com o diretor de Habitação, a próxima localidade prevista para receber o “Título de Legitimação Fundiária” é o Jardim Albatroz A (I), onde está sendo concluído o procedimento específico.

Mas outros bairros e núcleos estão com o processo para a promoção da regularização fundiária pela Diretoria de Habitação. Este ano, a Prefeitura já realizou o cadastro de centenas de moradores no Núcleo Ilha 02 e Indaiá III Anexo. Também estão em andamento ações de regularização fundiária para o antigo Jardim Veleiros, Ana Paula, Vila Tupi, todos os PSH (Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social) e áreas públicas.

“Nem todos os locais serão passíveis de regularização. Para tanto, é fundamental que a casa esteja numa área que tenha condições de habitabilidade, que não seja local de preservação ambiental, entre outros critérios. Mas há um empenho gigantesco desse Governo para promover a regularização fundiária, para isso, também está em elaboração uma lei municipal específica sobre o assunto”.

Autor

Tudoem

Prefeitura do Município de Bertioga

Prefeitura do Município de Bertioga (13) 3319-8000

bertioga@tudoembertioga.com.br

www.bertioga.sp.gov.br

Comentários

Voltar ao Topo