Nova OS assume saúde de Bertioga

A partir desta quarta-feira, dia 1º

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 02/05/2019

Nova OS assume saúde de Bertioga

Novidade vai melhorar ainda mais o atendimento na área da Saúde na Cidade
 
A partir desta quarta-feira (1º), Hospital, Pronto Atendimento, Serviço de Apoio de Diagnóstico e Terapêutico (SADT) e o SAMU municipais estão sob gestão de uma nova Organização Social de Saúde (OSS), o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública. A expectativa é que mudança traga mais agilidade no atendimento à população. Atualmente, esses serviços realizam cerca de 12 mil atendimentos por mês.
 
A OSS celebrou contrato de dois anos de gestão do serviço com a Prefeitura. No primeiro ano, o valor está estimado em cerca de R$ 32 milhões. O novo modelo permite à Secretaria de Saúde cobrar resultados e melhorias. Está prevista a adoção de padrões de qualidade e funcionamento para aperfeiçoar o atendimento e fortalecer o acolhimento aos pacientes.
 
Além disso, a gestora deve investir em capacitação e qualificação dos funcionários, melhorando qualidade da assistência. “Estão previstos no contrato R$ 50 mil por mês para investimento em aquisição de novos equipamentos e melhorias no Hospital e no Pronto Atendimento”, diz o secretário municipal de Saúde, Fernando Moreira.
 
Além disso, com a gestão sob responsabilidade da organização social, será mais rápida a aquisição de medicamentos, insumos e outros materiais necessários ao atendimento. “Geridos pelo Município, essa aquisições são mais demoradas, visto que dependem dos trâmites administrativos”, aponta.
 
Na opinião do secretário, a gestão pela OS trará mais agilidade na tramitação de compras e serviços, diferente de mediante processo licitatório. “Tínhamos quase 20 contratos administrativos de prestadores de serviço diferentes. Um esforço de gerenciamento muito maior do que no novo modelo”, completa Moreira.
 
Outro ponto positivo é que a Prefeitura de Bertioga poderá concentrar mais esforços na Atenção Básica. Continuam sob gestão da Administração Municipal as cinco unidades de saúde da Cidade, o Centro de Especialidades Médicas e o serviço de transporte sanitário.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo