Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga

Close
Fechar
Veja as câmeras ao vivo de Bertioga
Tudoem Bertioga

Prefeitura investe em formação

Fonte:Prefeitura de Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga

Prefeitura investe em formação de educadores

Professores da Rede Municipal participam de educação ambiental no Parque das Neblinas

A Secretaria de Educação tem trabalhado muito para desenvolver projetos e parcerias que ofereçam melhora na formação dos educadores, impactando na educação dos alunos. No sábado (13), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Instituto Ecofuturo, 14 professores do 1º ao 5º do Ensino Fundamental visitaram o “Projeto de Vivencia e Integração ao Meio Ambiente”, no Parque das Neblinas.

Durante a visita, houve momento de socialização entre os participantes, foi realizada caminhada pela trilha e roda de leitura sobre a Mata Atlântica. Desta vez, as escolas representadas foram: EM Genésio Sebastião dos Santos, EM Delphino Stockler de Lima, EM Giusfredo Santini, Emeif Boracéia, EM Hilda Strenger Ribeiro e EM José Carlos Buzinaro.

Essa ação tem a finalidade de preparar os professores para desenvolver trabalhos sobre educação ambiental na sala de aula e fora dela, fazendo com que os alunos aprendam a amar e preservar a natureza. O projeto é trabalhado com os alunos durante o ano todo e ao final, é feito um evento de encerramento.

A parceria das Secretarias de Educação e Meio Ambiente também possibilitam que os alunos conheçam o Canal de Bertioga, a fauna e a flora através do Barco Escola e do Viveiro de Plantas Seo Léo. Além da educação Ambiental, os professores da Rede Municipal de Ensino passam por formações de 15 em 15 dias para aprimorar a prática e o desenvolvimento do material didático “Ler e Escrever” e “Emai (Educação Matemática nos Anos Iniciais)”.

Sobre o Parque das Neblinas

Situado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, o Parque das Neblinas, reserva privada da Suzano Papel e Celulose, gerida pelo Instituto Ecofuturo, cumpre importante papel na conservação dos recursos naturais da Serra do Mar paulista, contribuindo para a proteção do maior contínuo de Mata Atlântica do Brasil, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba. Com 6 mil hectares, o Parque conserva a bacia do rio Itatinga e promove pesquisa científica, manejo florestal, educação socioambiental, proteção da biodiversidade, restauração da Mata Atlântica e visitação.

Ao longo de mais de uma década de atividades, o Parque desenvolve ações que reforçam sua capacidade para a conservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável, além de contribuir com conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. Por esses motivos, é reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, pelo Programa Homem e Biosfera, da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura. Entre as principais está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999, o Instituto atua como articulador entre sociedade civil, poder público e o setor privado.

Autor

Tudoem

Prefeitura do Município de Bertioga

Prefeitura do Município de Bertioga (13) 3319-8000

bertioga@tudoembertioga.com.br

www.bertioga.sp.gov.br

Comentários

Voltar ao Topo