Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga

Close
Fechar
Veja as câmeras ao vivo de Bertioga
Tudoem Bertioga

Bertioga receberá investimento

Fonte:Prefeitura de Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga

Bertioga receberá investimento para fomentar Turismo

 

O Município de Bertioga está entre as 30 rotas turísticas escolhidas em todo o Brasil para integrar o programa “Investe Turismo” do Ministério do Turismo, em parceria com o SEBRAE e a Embratur. Bertioga integra a única rota do Estado de São Paulo, denominada “São Paulo e Circuito do Litoral Norte”. Segundo o Sebrae, a região receberá investimentos de mais de R$ 8 milhões em qualificação, governança, organização, marketing e promoção, para melhorar serviços e ampliar o número de turistas.

 

A novidade é uma parceria do Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae e governos estaduais para organizar, promover e incentivar o turismo em âmbito nacional. No Estado de São Paulo, será beneficiada a Capital e o Circuito Litoral Norte (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba). As ações serão geridas pelo Sebrae e o calendário de ações para 2020 deve eleger público prioritário para início das atividades.

 

O objetivo do projeto é provocar a transformação dos destinos turísticos, por meio da convergência de investimentos públicos e privados, além de gerar possibilidades de surgimento de pequenos negócios. Outra meta é fortalecer as micro e pequenas empresas, ampliando o acesso ao crédito, estimular a competitividade e inovação no turismo, entre outras metas.

 

O secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga, Ney Carlos da Rocha, que também faz parte do comitê do “Investe Turismo” junto ao Estado, comemora a novidade. “Nossa inclusão nos roteiros do Ministério do Turismo é um reconhecimento da nossa importância enquanto região turística e certamente trará frutos para o nosso desenvolvimento”.

 

CIRCUITO DO LITORAL NORTE

 

Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba são agora o “Circuito Litoral Norte de São Paulo”. Juntas, as Cidades têm o objetivo de buscar recursos e planejar ações para fortalecer o turismo e atrair ainda mais visitantes para a Região, umas das mais ricas e belas do Estado.

 

O “consórcio turístico” é discutido há algum tempo pelas secretarias municipais de turismo de cada Cidade. Com a união, os municípios querem ampliar e qualificar o fluxo de seus turistas e estimulá-los a conhecer melhor a região que estão visitando.

 

Entre os desafios do Circuito está aumentar a taxa média de ocupação da região dos atuais 54% para 70% nos próximos dois anos. Alguns resultados já têm aparecido: a participação em importantes feiras e eventos segmentados da cadeia turística.

 

No plano de regionalizar a promoção turística das cidades, o Circuito otimiza os recursos para participação em feiras e eventos; além de buscar interações com a iniciativa privada dos municípios para alavancar ações e formas de divulgação.

 

BERTIOGA

 

O Município, mais jovem da Baixada Santista, é também um dos que mais se destacam na Região, com muitos atrativos turísticos. Tem cerca de 93% do território preservado; mais de 30 quilômetros de belas praias; grande potencial de biodiversidade; Forte São João, o mais antigo do Brasil; a Aldeia Indígena Rio Silveira, com o povo Guarani; usina de Itatinga; e a primeira colônia de Férias, o Sesc Bertioga.

 

Apesar de ser considerada a caçula, a história da Cidade remonta ao século XVI, período da colonização portuguesa. Aqui estiveram São José de Anchieta, Manoel da Nóbrega, Martim Afonso de Sousa e Hans Staden. A cultura caiçara também é um forte componente do Município, que existiu por muitas décadas como uma vila de pescadores e distrito de Santos.

 

O Forte São João, maior cartão postal e símbolo de Bertioga poderá, em breve, se tornar patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O monumento é tombado como Patrimônio Nacional há algumas décadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e está na lista indicativa do “Conjunto de Fortificações Brasileiras” para Patrimônio Mundial da Unesco.

 

A Cidade teve também um grande avanço no ecoturismo. Mais de 12 trilhas ecológicas do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB) já estão oficialmente abertas à visitação monitorada. Uma conquista importante para a Cidade, que agora caminha para se tornar um dos principais destinos de ecoturismo do Estado. Numa primeira fase, entrarão em operação as seguintes trilhas: Guaratuba, Torre 47, Itatinga, Vale Verde, Casa de Pedra do Rio Itapanhaú, Véu da Noiva, Família Pinto, Garganta do Gigante, Itaguaré, Ribeirão dos Monos e Morro do Itaguá (Aeromoças).

 

Duas outras áreas turísticas em franco crescimento no município são as de observação de aves e fotografia.

 

Os trajetos serão acompanhados pela Associação Bertioguense de Ecoturismo (Abeco) e pela Associação de Monitores Locais (Amolb). As entidades assinaram o termo de autorização de uso, após participarem de chamamento público e cumprirem os requisitos exigidos pela Fundação Florestal para exploração das trilhas.

 

Bertioga, que ostenta há anos o selo de Município Verde Azul, também é um presente para os amantes da natureza, com rios, cachoeiras, manguezais e a Serra do Mar. Ele conta com a única praia nativa em área de preservação, a do Itaguaré. É um berçário natural para a vida marinha e a cultura caiçara.

 

Autor

Tudoem

Prefeitura do Município de Bertioga

Prefeitura do Município de Bertioga (13) 3319-8000

bertioga@tudoembertioga.com.br

www.bertioga.sp.gov.br

Comentários

Voltar ao Topo